Como as embalagens personalizadas podem melhorar a experiência de compra

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Você já se perguntou se vale a pena investir em embalagens personalizadas para os seus produtos? Neste post vamos mostrar como elas podem tornar a experiência de compra mais significativa para o seu cliente.

O melhor de tudo é que esta é uma estratégia relativamente simples. Se você ainda não inseriu na sua empresa pode estar perdendo uma grande chance de alavancar as suas vendas e fidelizar compradores.

Embalagens personalizadas: por que elas fazem a cabeça dos consumidores?

A primeira coisa que pensamos é que as embalagens servem para proteger o produto ou facilitar a usabilidade. No entanto, vivemos em um tempo em que a internet e, principalmente as redes sociais, transformaram a valorização das experiências em sociedade.

As pessoas estão mais interessadas na origem dos produtos e no que eles podem proporcionar como diferencial. É a sensação que o produto proporciona que vai fazer com que o cliente retorne ou não à loja e ainda compartilhe com a sua rede de contatos.

Um estudo da Dotcom Distribution, realizado nos Estados Unidos, apontou que mais da metade dos consumidores pensariam em comprar novamente em uma loja virtual que utilizasse uma embalagem personalizada pela empresa ou pela marca.

E se você pensa que apenas funciona para e-commerce, saiba que esta mesma pesquisa mostrou que 35% dos clientes já descobriram novas empresas ao ver alguém com a embalagem.

Ainda, nove a cada 10 entrevistados revelaram que tenderiam a reutilizar essas embalagens. Ou seja, as empresas utilizam esta estratégia têm grandes chances de fidelizar o cliente, mostrando um diferencial e agregando valor ao produto.

Vantagens das embalagens personalizadas

Quando associadas a um atendimento ágil e eficiente, as embalagens personalizadas melhoram a experiência do cliente, pois eles levam para casa um produto com valor agregado. No entanto, saiba que esta não é a única vantagem:

  • a marca terá mais chances de ser lembrada pelo consumidor
  • as avaliações tendem a ser mais positivas
  • o cliente sente vontade de compartilhar o seu produto nas redes sociais
  • aumenta a confiança no seu produto, pois ele passa a ter uma assinatura

Esta ainda é uma ação que pode ser facilmente planejada e utilizada de forma contínua. Embora sempre possa ser aprimorada, não será preciso se preocupar com grandes reformulações em um curto espaço de tempo.

5 dicas na hora de utilizar embalagens personalizadas

Que os benefícios de apostar em embalagens personalizadas são inúmeros, você já sabe. Mas e agora? Você sabe quais passos seguir para que a sua estratégia realmente dê certo? Continue lendo, pois separamos 5 dicas fundamentais para considerar nesta etapa.

1. Considere como uma extensão do seu produto

Você tem todo o cuidado necessário para oferecer um produto de qualidade, certo? O seu esforço para manter esse padrão pode passar despercebido caso ele esteja em uma embalagem que destoa do que você está oferecendo.

Crie uma oportunidade de surpreender positivamente o seu cliente ao oferecer uma experiência completa com uma embalagem exclusiva da sua marca. É algo que o consumidor ganha apenas na sua loja e o que faz desta uma experiência única. Este pode ser um fator de desempate caso ele encontre um produto semelhante ao seu pelo mesmo preço.

2. Leve em conta o tipo de produto

Não basta apenas gravar a sua marca em uma sacola. Pense na experiência do usuário e de que forma esta embalagem pode agregar de maneira positiva. Dependendo do produto o nome da sua loja deve aparecer de forma discreta. Em outros casos você poderá ousar um pouco mais.

Se colocar no lugar do consumidor é o primeiro passo para acertar na sua estratégia.

3. Ofereça uma embalagem sustentável

Uma forma de cuidar da sua marca é mostrar-se fiel aos valores dela e mostrar um posicionamento que vai além das questões financeiras.

Por exemplo, a preocupação com a sustentabilidade deve ser considerada na hora de escolher a sua embalagem personalizada. Neste sentido, busque materiais alternativos, como o papel de seda. Além de proporcionar um visual elegante, também pode ser reciclado.

4. Busque referências

Você pode buscar ajuda através de uma consultoria para chegar ao modelo ideal de embalagem para o seu produto e as formas de personalização que podem ser utilizadas. Buscar referências que têm dado certo também é um bom caminho. Tudo faz parte de um estudo que deve considerar:

  • Público
  • Questões de segurança
  • Formas de entrega (loja física ou e-commerce)
  • Impacto no frete
  • Valor que pode ser investido

5. Encontre o fornecedor ideal

Ao buscar um fornecedor, é preciso investir em uma parceria de qualidade e na qual você possa confiar. Considere a reputação da empresa e a qualidade de entrega do material. Se ele falhar, você também poderá falhar com o seu cliente e levar todo o seu esforço por água abaixo.

O fenômeno do unboxing

unboxing - embalagens personalizadas

Quando falamos em embalagem, é impossível não mencionar o fenômeno do unboxing. Muito utilizado por Youtubers, esta estratégia tem conquistado pela atmosfera de expectativa criada ao redor de um produto. Ela consiste em priorizar a experiência do consumidor no momento em que ele entra em contato e abre a embalagem.

Remete à infância e àquela empolgação de criança para desembrulhar os presentes de Natal. Lembre-se de que, quanto mais surpreendente, maior será o contato do consumidor com essa experiência de descoberta.

Viu como há espaço para a criatividade? Agora que você já viu como apostar em uma embalagem personalizada pode aprimorar a experiência do seu consumidor, que tal colocar esta estratégia em prática agora mesmo?

Aproveite e tire todas as suas dúvidas com a equipe da Sol Nascente Papéis. Podemos ajudar a dar os próximos passos para criar a embalagem personalizada perfeita para a sua empresa.